Acordo de paz na Guerra do Vietnã completa meio século

Guerra do Vietnã 50 anos Misto Brasília
Fim da Guerra do Vietnã completa meio século/Arquivo/Vietnã

Depois do acordo assinado, nove dias depois o Vietnam do Norte invade Saigon e a guerra termina

Nenhum outro acontecimento mobilizou tanto a opinião pública internacional nos anos 1960 e 1970 quanto a Guerra do Vietnã. Pela primeira vez na história, as atrocidades dos campos de batalha foram exibidas no horário nobre das TVs.

Vietnamitas queimados por bombas de napalm, o fuzilamento de um rebelde pelo chefe da polícia de Saigon com um tiro na cabeça, o massacre de My Lai por soldados americanos.



Mais de um milhão de vietnamitas e 55 mil combatentes dos EUA morreram no conflito.

Em 27 de janeiro de 1973, a assinatura de um acordo de paz alimentou grandes esperanças. O pacto de cessar-fogo, firmado em Paris, deveria significar o fim da Guerra do Vietnã.

Com o acordo, o então presidente americano, Richard Nixon, pretendia terminar a intervenção militar dos EUA na Indochina: “Falo hoje à noite no rádio e na televisão para anunciar que fechamos um acordo que põe fim à guerra e deve trazer a paz para o Vietnã e o Sudeste Asiático.”

E prosseguiu: “Durante os próximos 60 dias, as tropas americanas serão retiradas do Vietnã do Sul. Temos de reconhecer que o fim da guerra só pode ser um passo em direção à paz. Todas as partes envolvidas no conflito precisam compreender agora que esta é uma paz duradoura e benéfica.”



O acordo de paz previa a retirada completa das tropas dos Estados Unidos. Em contrapartida, o Vietnã do Norte se comprometeu a soltar todos os prisioneiros de guerra americanos. Além disso, Hanói reconheceu o direito à autodeterminação do Vietnã do Sul.

Foi criado também um conselho de reconciliação nacional, presidido pelo chefe de Estado Nguyen Van Thieu, encarregado de convocar eleições livres no Vietnã do Sul, com a participação dos comunistas do Vietcong e outros grupos de oposição.

Em 21 de abril de 1975, o presidente Nguyen Van Thieu renunciou. Nove dias depois, em 30 de abril, Saigon foi tomada pelas tropas do Vietnã do Norte e do Vietcong. A pseudotrégua de janeiro de 1973 era letra morta, e, com a vitória do Norte sobre o Sul, a Guerra do Vietnã finalmente chegava ao fim, informou a Agência DW.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas