Uma anistia para Bolsonaro?

Jair Bolsonaro presidente Misto Brasília
Bolsonaro é ex-presidente da República e teve os direitos políticos cassados/Arquivo/Reprodução

A ação do PL já encontra respaldo junto a integrantes de outros partidos, como o PP, o Republicanos e o União Brasil

Por André César – DF

“No Brasil, até o passado é incerto”. A frase, atribuída por alguns ao ex-ministro da Fazenda Pedro Malan e por outros ao ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola, sintetiza uma triste realidade do país.

Decisões passadas são revistas com frequência, e esse grau de imprevisibilidade atrapalha nosso desenvolvimento.

Falo aqui, hoje, especificamente dos movimentos do PL na tentativa de anistiar sua principal liderança, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que perdeu os direitos políticos por oito anos e ainda segue investigado pela Justiça por supostos ilícitos. Obterão sucesso na empreitada?

Aos fatos. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, tem dito aos pré-candidatos às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que o apoio do bloco maciço de deputados e senadores para suas eleições só será autorizado, e se concretizará, caso aceitem um acordo para votar uma anistia ao ex-mandatário inelegível, assim que assumirem suas funções, caso eleitos. Costa Neto conta com o suporte dos líderes do PL nas duas Casas, que já estão em campo.

Na prática, trata-se de uma interferência no processo sucessório parlamentar que, para muitos, beira a chantagem. Mas a ação do PL já encontra respaldo junto a integrantes de outros partidos, como o PP, o Republicanos e o União Brasil. Ou seja, algo se move – e pode ganhar força a curto e médio prazos.

A ação reforça a avaliação de que o bolsonarismo é uma força política nada desprezível e, mais ainda, tem o apoio de parcela expressiva da opinião pública. Caso a proposta venha à luz, não surpreenderá sua aprovação. Será um quiproquó, sem dúvida.

Algumas perguntas surgem nesse processo. Como reagirão o Planalto, os partidos da base, imprensa e Judiciário? Sobre a Justiça, em caso de aprovação da matéria, caberia recurso? Enfim, questões em aberto nesse momento.

O certo é que toda essa movimentação vem sendo bem orquestrada pelo PL, mostrando mais uma vez que a democracia brasileira segue ameaçada. Triste país.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas