Governo do DF desiste de gerenciar o transporte público do Entorno

Motorista usa máscara de proteção DF Misto Brasília
O sistema de transporte coletivo é bastante criticado/Arquivo/Marcelo Casal Júnior/Agência Brasil

A decisão foi anunciada hoje pelo secretário da Semob, Valter Casimiro, depois da confusão do reajuste das passagens

Por Misto Brasília – DF

Depois do reajuste das passagens, do protesto em Planaltina na segunda-feira e da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as linhas de ônibus que ligam o Distrito Federal com o Entorno não são mais administradas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

Houve um desentendimento com o governo de Goiás, que entrou com a petição que culminou com a decisão do STF. O governo goiano alega que não foi consultado do reajuste. O aumento implicou em 25,12%. a mais na tarifa, o que desagradou a todos os usuários. As passagens passaram a custar quase R$ 10, aumento que foi autorizado em fevereiro pela ANTT.



No final da tarde, a Semob informou que passou novamente a administração para a Agência Nacional de Transportes Terrestres. A decisão foi anunciada pelo secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, durante entrevista ao CB Poder, do Correio Braziliense.

No ano passado,  a Secretaria apresentou uma uma proposta para gerir e fiscalizar o transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno. Em junho de 2021, foi assinado o convênio 001/2020 com a ANTT.



Na época, a ANTT também informou ao site Misto Brasília que o governo local teria maior autonomia para promover as mudanças necessárias no sistema de transporte da região. “E a ANTT estará acompanhando de perto estas ações, sempre com vistas à prestação de um serviço adequado à sociedade”.

Na entrevista de hoje, o secretário Valter Casimiro, afirmou que o GDF vai esperar a criação de um consórcio entre os entes federativos, que deverá incluir o Distrito Federal, o estado de Goiás e os municípios do Entorno.

“Vamos aguardar esse pacto para continuar contribuindo para a melhoria do transporte do Entorno”, afirmou Casimiro. Segundo ele, o GDF “se coloca à disposição para continuar ajudando, mas com a gestão do semiurbano (centralizada) na ANTT”.

 



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas