Deputada vai presidir a Comissão sobre Mudanças Climáticas

Deputada Socorro Neri AC Misto Brasil
Socorro neri foi eleita por unanimidade entre senadores e deputados/ Saulo Cruz/Agência Senado Fonte: Agência Câmara de Notícias

Criada em 2008, a comissão tem por objetivo acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas

Por Misto Brasil – DF

A deputada Socorro Neri (PP-AC) foi eleita nesta quarta-feira (8), por aclamação, presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. O colegiado também escolheu os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Vieira (MDB-SE) como vice-presidente e relator, respectivamente.

Criada em 2008, a comissão tem por objetivo acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil em aspectos como mitigação das alterações do clima, sustentabilidade da matriz energética, emissão de gases do efeito estufa e políticas de desenvolvimento sustentável.

O colegiado é formado por 12 senadores e 12 deputados, além de igual número de suplentes. Pela regra de alternância, este ano a presidência será exercida por um membro da Câmara.

Em 2023, Humberto Costa e Socorro Neri foram presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente. Já a relatoria do ano passado foi conduzida pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM).

A reunião foi marcada por alertas para o agravamento da crise do clima, especialmente com eventos extremos como a enchente no Rio Grande do Sul, além de cobranças para resgatar a importância da comissão.

Humberto Costa disse esperar a possibilidade de completar o seu trabalho na comissão, que no ano passado só funcionou por quatro meses.

E reforçou a sua expectativa de que a comissão também cuide do enfrentamento da crise climática no Nordeste.

“Além da seca, um fenômeno recorrente, temos agora uma área gigante de desertificação”, disse, segundo publicou a Agência Câmara de Notícias.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas