Servidores do DF terão feriadão de cinco dias na próxima semana

Palácio do Itamaraty
Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil/Arquivo

Os servidores públicos do governo do Distrito Federal terão na próxima semana um feriadão inesperado. Poderão emendar um descaso desde a quarta-feira (13), a partir das 12 horas, graças a um decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB). O documento estabelece ponto facultativo nos dias 13 e 14. No dia 15, sexta-feira, é feriado nacional por conta do Dia da Proclamação da República.

Ibaneis decidiu liberar os servidores, mantendo apenas as atividades emergenciais com a justificativa da realização da 11ª Cúpula do Brics, que será realizada dias 13 e 14, no Palácio do Itamaraty. Para o governador, é conveniente parar as repartições públicas para dar mais segurança ao evento.

Todos os líderes dos Brics – Xi Jinping, da China, Vladimir Putin, da Rússia, o indiano Narendra Modi e o sul-africano Cyril Ramaphosa -, confirmaram presença na cúpula. Fazem parte do grupo de países o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Brasília sedia pela segunda vez a cúpula — a primeira ocasião foi em 2010, na segunda cúpula do agrupamento. Segundo o Valor Investe, o governo brasileiro optou por não seguir um roteiro já habitual nas reuniões de cúpula dos Brics e preferiu não convidar outros países para participar do encontro de líderes.

Com isso, ao contrário de cúpulas anteriores, as lideranças estrangeiras que vêm ao Brasil ficarão sem a oportunidade de aproveitar o encontro para um “diálogo ampliado” com outros presidentes e primeiros-ministros.

Decreto que autoriza ponto facultativo nos dias 13 e 14 de novembro por conta da reunião da cúpula do Brics no Palácio Itamaraty, em Brasília. — Foto: Reprodução

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas