Dobro de brasileiros podem ter sido infectados pela peste

Economia vírus projeções Misto Brasília
As previsões para a economia em 2022 levam em conta o controle da pandemia/Arquivo/Sinesp

Pesquisa sugere que 41,9 milhões de brasileiros já tiveram a Covid. Dados oficiais indicam 22 milhões

Pesquisa Datafolha publicada neste sábado (15) aponta que um entre quatro brasileiros com 16 ou mais anos de idade afirma ter ter sido diagnosticado com Covid-19 desde o início da pandemia no país. Segundo o instituto, um total de 41,95 milhões de pessoas teriam sido contaminadas no Brasil desde março de 2020.



O número representa quase o dobro dos casos oficialmente notificados no país. Segundo dados do  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) deste sábado, 22.927.232 foram oficialmente diagnosticadas com covid-19 no país.

Ainda segundo o Datafolha, o número verdadeiro pode ser ainda mais alto do que os quase 42 milhões detectados na pesquisa, já que o levantamento do instituto engloba apenas casos de pessoas com mais de 16 anos, enquanto os dados oficiais incluem todas as idades, registrou a DW.



Para especialistas ouvidos pelo jornal Folha de São Paulo, a diferença entre as cifras não é nenhuma surpresa, já que o país tem problemas conhecidos na sistematização de dados de infectados, incluindo deficiências na padronização do envio dos dados de testes com resultado positivo a serem contabilizados pelo governo federal. Os problemas persistem mesmo dois anos depois do início da pandemia.

O jornal ainda destaca que há um alto número de testes rápidos de Covid-19 feitos em farmácias ou outras unidades que não entraram nas estatísticas oficiais, “problemas dos sistemas de informação entre os municípios, estados e o Ministério da Saúde e até mesmo a falta de estímulo das equipes para a notificação dos casos positivos”.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas