Entorno pode ter consórcio para gerenciar o transporte público

Celina Leão e Caiado em reunião sobre transporte Misto Brasília
Celina Leão e Ronaldo Caiado discute ideias para o transporte no Entorno/Gil Ferreira/Ascom SRI

Minuta da proposta foi apresentada hoje pelos governadores de Goiás e do DF. Na próxima semana haverá uma reunião técnica

Por Misto Brasília – DF

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e a governadora em exercício, Celina Leão (PP), apresentaram uma minuta para a gestão do transporte do Entorno do Distrito Federal. A sugestão apresentada hoje (23) ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, prevê a criação de um conselho técnico.

Caiado disse que na semana que vem, vai ocorrer a primeira reunião da equipe técnica que vai trabalhar nos cálculos dos preços das tarifas. A criação da Região Metropolitana do Entorno do DF (RME) foi sancionada pelo chefe do Executivo estadual em janeiro.



“Vou reforçar junto ao Ministério dos Transportes, ao Ministério das Cidades e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para segurarmos e buscarmos a melhor solução”, disse Caiado.

A tentativa de um acordo tem a finalidade de equalizar o reajuste de 40% das tarifas, que foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro do ano passado. O transporte no Entorno envolve 400 linhas e 175 mil usuários todos os dias.


“Essa mudança possibilitaria ao consórcio uma fiscalização permanente e uma tarifa justa para o contribuinte”, comentou a governadora em exercício. “Na primeira reunião do presidente Lula da Silva com os governadores, nós trouxemos esse projeto estratégico do DF e de Goiás”.

A ideia do transporte interfederativo, segundo o governo de Goiás, é executar modelo semelhante ao existente na Região Metropolitana de Goiânia. Ali, o estado e municípios dividem parte do custo da passagem, o que têm garantido a manutenção do valor de R$ 4,30 desde 2019 e a concessão de benefícios como Meia Tarifa e Cartão Família.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas