Conservador francês diz que é hora de superar tabu

Marselha França Misto Brasília
Detalhe de Marselha, na França, que integra a União Europeia/Arquivo/Divulgação

Representada por Marine Le Pen, a ultradireita francesa foi a grande vencedora nas eleições ao Parlamento Europeu

Por Misto Brasil – DF

De olho na oportunidade aberta neste fim de semana para assumir o poder em eleições antecipadas, o chefe do partido conservador francês Os Republicanos (LR), Eric Ciotti, sugeriu nesta terça-feira (11) – para a surpresa de observadores políticos – que é hora de superar o tabu que durante anos impediu partidos do mainstream político de se aliarem à ultradireita no país.

“Nós dizemos as mesmas coisas, então vamos parar de inventar uma oposição imaginária“, afirmou Ciotti à emissora de TV TF1. “Isso é o que a grande maioria de nossos eleitores quer. Eles estão nos dizendo: ‘façam um acordo.'”

Representada por Marine Le Pen e seu partido Reagrupamento Nacional (RN), a ultradireita francesa foi a grande vencedora das eleições ao Parlamento Europeu. Só o RN abocanhou no último domingo 30 dos 81 assentos que a França tem na câmara baixa do Legislativo da União Europeia – mais que o dobro das 13 cadeiras eleitas pela coalizão centrista do presidente francês Emmanuel Macron.

Em reação ao fiasco nas eleições europeias, Macron dissolveu o Parlamento e convocou novas eleições para a Assembleia Nacional.

O movimento é considerado arriscado, já que, se perder, Macron terá que governar até o fim de seu mandato, em 2027, ao lado de um primeiro-ministro de oposição – na semi-presidencialista França, o presidente depende de um primeiro-ministro apontado pelo Parlamento para assegurar a governabilidade.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas