Casos de dengue explodem no DF e de Covid-19 estão em aceleração

Atendimento Hospital de Campanha Ceilândia Misto Brasil
Menino é atendido no hospotal de campanha com sintomas da dengue/Arquivo/Agëncia Saúde

De janeiro até o início dessa semana, o número de mortes por dengue chega a 35. Outros 69 casos de morte estão sob investigação

Por Misto Brasil – DF

A população do Distrito Federal assiste uma a explosão de casos associados à dengue tipo dois e uma aceleração de casos da Covid-19. Os dados foram confirmados pela Secretaria da Saúde e pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (19).

De acordo com as autoridades sanitárias, o índice de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) dos hospitais públicos chega a 97%, a maioria por causa dos casos da dengue. Há 92 pessoas na fila por uma UTI, seis das quais com sintomas da Covid-19.

De janeiro até o início dessa semana, o número de mortes por dengue chega a 35. No último boletim, o número era de 23. Outros 69 casos de morte estão sob investigação.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, há 79 mil casos prováveis de dengue no Distrito Federal (DF). É o ente federado com o maior número proporcional de caos por mil habitantes.

Os números também mostram que foram realizados nos últimos 50 dias, 150 mil atendimentos médicos, com 2 mil internações com mais de dois dias e meio.

A taxa da Covid-19 também está crescendo. Por isso, os médicos pedem que as pessoas com sintomas como dor de cabeça, dores nos olhos e tosse não se automediquem.

Os sintomas das duas doenças são parecidos e pode confundir o paciente. Com a medicação errada, o paciente com dengue pode ter sangramento, o que agrava e muito, a saúde.

Desde fevereiro do ano passado, de acordo com o Conselho dos Secretários de Saúde dos Estados, 16 mil pessoas já morreram no país por conta da Covid-19. Mais informações sobre a Covid-19.

É por isso que a vacinaçào completa é importante para evitar a disseminação da doença, que já matou milhares de brasileiros durante a pandemia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas