Hamas aceitou proposta dos Estados Unidos para libertar reféns

Faixa de Gaza ajuda humanitária aérea Alemanha Misto Brasil
Força aérea da Alemanha lança caixas com alimentos sobre GazaArquivo//Reprodução vídeo Luftwaffe

O grupo militante islâmico retirou a exigência de que Israel primeiro se comprometa com um cessar-fogo permanente

Por Misto Brasil – DF

O Hamas aceitou uma proposta dos Estados Unidos para iniciar negociações sobre a libertação de reféns israelenses, incluindo soldados e homens, 16 dias após a primeira fase de um acordo que visa encerrar a  guerra em Gaza,  disse uma fonte sênior do Hamas à Reuters no sábado.

O grupo militante islâmico retirou a exigência de que Israel primeiro se comprometa com um cessar-fogo permanente antes de assinar o acordo e permitirá negociações para atingir esse objetivo durante a primeira fase de seis semanas, disse a fonte à Reuters sob condição de anonimato, porque as negociações são privadas.

Uma autoridade palestina próxima aos esforços de paz mediados internacionalmente disse que a proposta poderia levar a um acordo-quadro se fosse adotada por Israel e encerraria a guerra de nove meses entre Israel e o Hamas em Gaza.

Uma fonte na equipe de negociação de Israel, falando sob condição de anonimato, disse na sexta-feira que agora havia uma  chance real de se chegar a um acordo.

Isso contrastava fortemente com instâncias passadas na guerra de nove meses em Gaza, quando Israel disse que as condições impostas pelo Hamas eram inaceitáveis.

Um porta-voz do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu não respondeu imediatamente a um pedido de comentário no sábado, o Sabbath judaico. Na sexta-feira, seu gabinete disse que as negociações continuariam na semana que vem e enfatizou que ainda havia lacunas entre os lados, publicou o USA Today.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas