Conjunto urbanístico ameaçado há mais de 30 anos

Área residencial Asa Norte DF Misto Brasília
Área residencial da Asa Norte, que também deve ter o Zona Verde/Arquivo/Reprodução

Professor da UnB, Frederico Flósculo, disse que a administração não conseguiu fazer seu PPCUB

Por Misto e Brasília – DF

O conjunto urbanístico de Brasília começou a ser ameaçado especialmente a partir de 1993, segundo o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, Frederico Flósculo.

Naquela época foi definido a necessidade de um Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e um plano de preservação do conjunto urbanístico de Brasília.



Depois 1993 até hoje, 2023, nós temos aí um lapso de 30 anos. 30 anos de lapso, em que Brasília não conseguiu fazer o seu PPCUB. Quer dizer, era um dos primeiros planos a terem sido feitos em 93, nunca foi feito”, comentou o professor em entrevista à Rádio Nacional.

De acordo com Frederico Flósculo, governadores em sucessão, até os dias de hoje, não queriam fazer com que a preservação travasse seus negócios.



“Quer dizer, é quando o planejamento faz mal a política. E isso, infelizmente, acontece no nosso país. Não termos um PPCUB é algo escandaloso e é indício de péssima gestão pública”, afirmou.

Segundo ele, primeiro PPCUB já vai ser cheio de vícios e de movimentos do governo. “Com coisas inacreditáveis, loteamento do eixo monumental, de lotes gigantescos destinados a restaurantes, a shoppings, a um monte de coisas que seriam muito bem-vindas nas cidades, nos bairros, nas administrações e não no eixo monumental”.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas