Tamanho da base do governo não garante tranquilidade no Congresso

Congresso Nacional azul Misto Brasília
Congresso com iluminação azul para estimular ações que garantam visibilidade à comunidade surda/Arquivo/Jefferson Rudy/Agência Senado

Mesmo com uma frente de partidos representadas nos ministérios, Lula da Silva terá que negociar no Legislativo

Lula da Silva tomou posse neste domingo (01) em clima de alta expectativa sobre a capacidade de seu governo reduzir desigualdades, acelerar o crescimento e assegurar direitos fundamentais e democracia, como o novo presidente frisou em seus dois discursos em Brasília. Veja o quadro logo abaixo.



Para entregar essas promessas, Lula precisará manter uma relação produtiva com o Congresso, onde serão analisados projetos de lei e de emendas à Constituição de interesse do novo governo – como a reforma tributária e a definição de uma nova âncora fiscal. Uma base segura de deputados e senadores também é útil como escudo contra fortes instabilidades políticas.

Lula já levou isso em consideração na composição de seus ministérios. Ao dar pastas a PDT, MDB, PSD e União Brasil – que não integravam a sua coligação de campanha – o petista ampliou, formalmente, sua base em 160 deputados e 34 senadores.

A fidelidade dos congressistas à orientação de seus partidos, porém, varia muito. O MDB, por exemplo, é grande mas fragmentado regionalmente, de acordo com os interesses de caciques estaduais.



E o União Brasil, resultado da fusão entre Democratas e PSL, é uma legenda de direita, distante da orientação do novo governo, e tem nos seus quadros o ex-juiz e senador eleito Sergio Moro, antípoda de Lula.

É possível que o governo consiga obter o apoio eventual de congressistas que não estão em sua base formal, de partidos como PP, Republicanos e Cidadania, negociando projeto a projeto.

As novas legislaturas da Câmara e do Senado tomam posse em 1º de fevereiro, quando serão eleitas as suas novas mesas diretoras, cujo resultado também pode influenciar a governabilidade de Lula.





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas