Serão atendidos 355 mil moradores de Sobradinho, Sobradinho II, Grande Colorado, Boa Vista, Taquari, Itapoã e região dos Lagos
Por Misto Brasil – DF
Foi anunciado neste sábado (26) a construção do novo sistema de abastecimento na região Norte. O sistema vai substituir o abastecimento por poços profundos ou sistema isolados que dependem de mananciais pequenos ou médidos.
A construção vai gerar 484 empregos diretos e indiretos. Os investimentos serão de R$ 135 milhões, garantiu o governador ibaneis Rocha (MDB), que esteve acompanhado de outras autoridades distritais.
Serão atendidos após a conclusão das obras 355 mil moradores de Sobradinho, Sobradinho II, Grande Colorado, Boa Vista, Taquari, Itapoã e região dos Lagos.
O presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis explicou que para estabilizar, “estamos construindo todo este sistema com recursos próprios que vão direto para a população”, divulgou a Agência Brasília.
O sistema a ser implementado vai contemplar o tratamento e distribuição da água captada no Lago Paranoá.
Ela passará pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte, onde será armazenada nos reservatórios da Elevatória de Água Tratada Lago Norte.
Depois, será bombeada por meio da Adutora Taquari para os reservatórios de Sobradinho e da Região dos Lagos. A partir daí, será distribuída para a região norte.
A Adutora Taquari está em construção ao custo de R$ 44 milhões e previsão de término em novembro de 2024. Serão feitos 10,6 km de adutora de água tratada em tubulação de ferro fundido com diâmetros variando entre 900 mm, 800 mm e 700 mm.
Também serão executadas cinco travessias subterrâneas nas rodovias DF-005, DF-001 e BR-020, e construída uma “chaminé de equilíbrio” em aço (sistema de proteção da adutora) com 40 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro.