Reajuste do diesel vai impactar nas passagens de ônibus

ônibus DF Rodoviária Misto Brasília
Frota de ônibus está sendo renovada no Distrito Federal/Arquivo

O litro do combustível subiu 47%, e o combustível é o segundo custo do setor de transporte coletivo

O novo reajuste do diesel que passa a vigorar nesta terça-feira (10) deverá impactar nas tarifas de ônibus, de acordo com Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Somados aos reajustes anteriores, o diesel subiu 47% este ano, gerando um impacto acumulado nas tarifas de 15,4%.

Com os valores dos últimos 12 meses (de junho/21 até maio/22), o diesel acumula uma alta de 80,9%. O combustível é o segundo maior custo do setor de transporte coletivo urbano por ônibus, respondendo por 32,8% no custo total do setor, ficando atrás somente do custo de mão de obra, que é de 50% em média.



“A grande maioria dos operadores não têm fôlego financeiro para enfrentar mais esse reajuste e terão que suspender o serviço fora dos horários de pico”, disse o presidente da NTU, Francisco Christovam. “Estamos agora no modo de sobrevivência, tentando manter da melhor forma a oferta do serviço, que atende 43 milhões de brasileiros diariamente”.

Para a associação, uma alternativa seria a separação entre a tarifa pública, de utilização do ônibus, da tarifa técnica, ou de remuneração dos custos das operadoras, com a diferença sendo arcada pelo poder público. “Assim, os aumentos de custo decorrentes dos reajustes do diesel podem ser compensados sem onerar a tarifa do passageiro pagante, que já está excessivamente sacrificado com a alta da inflação”, explica Christovam.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas