Sujeira acumula com a greve dos terceirizados dos hospitais

HRAN Hospital Asa Norte DF Misto Brasília
O hospital do Distrito Federal tem uma unidade de queimados/Arquivo

Trabalhadores reclamam atrasos no pagamento dos salários. Secretaria promete pagar hoje

O lixo hospitalar e o comum se acumulam nos hospitais da rede pública do Distrito Federal. A falta de limpeza acontece desde a semana passada, quando começou a greve dos servidores terceirizados, que estão com os salários atrasados.

Vídeos de parentes de pacientes internados em hospitais como o Regional de Taguatinga e o Regional da Asa Norte circulam pelas redes sociais. O lixo se espalha por áreas comuns e pacotes estão depositados em locais onde o cheiro é forte. A limpeza deixou de ser feita e os banheiros estão muito sujos.



A Secretaria da Saúde garantiu que o dinheiro atrasado para as empresas contratados deve ser depositado nesta tarde. As empresas, por sua vez, prometem pagar em seguida seus funcionários. A greve mobiliza pelo menos 70% dos servidores, e o restante trabalha para atender a necessidade mínima, conforme determina a legislação trabalhista.

A limpeza está sendo priorizada nas áreas de emergência, mas de um modo geral, a limpeza está prejudicada nas unidades de saúde. Em dezembro do ano passado também aconteceu uma greve dos servidores atrasados pelo mesmo motivo. Foram afetados o funcionamento dos regionais, Hospital Materno e Infantil de Brasília (HMIB), Hospital de Apoio, UBS – Unidade Básica de Saúde e postos de saúde do Distrito Federal.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas