Representante de empresa confirma pedido de propina de um dólar

CPI da Covid Luiz Pereira Senado
Luiz Pereira (centro) caminha para depor na CPI da Covid do Senado/Pedro França/Agência Senado

Luiz Pereira depõe agora na CPI da Covid sobre contatos no Ministério da Saúde. Empresa divulgou uma nota

Foi aberta a reunião da CPI da Covid no Senado Federal para ouvir Luiz Paulo Dominguetti Pereira, representante da Davati Medical Supply (veja nota da empresa logo abaixo). Ele afirmou ter recebido pedido de propina de representante do Ministério da Saúde para conseguir vender doses da vacina AstraZeneca.

Ao responder a primeira pergunta do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), Luiz Paulo Dominguetti Pereira disse que tinha feito um acordo verbal com o CEO da Davati, Cristiano Alberto Carvalho, que lhe deu consentimento para representar a empresa em negociações com o Ministério da Saúde.

O Misto Brasília transmite ao vivo a sessão da CPI da Covid – confirma na homepage do site

Segundo Dominguetti, o primeiro contato com o Ministério da Saúde foi feito por meio do ex-diretor substituto do Departamento de Logística coronel Marcelo Blanco. De acordo com ele, o ex-funcionário da pasta já vinha fazendo tratativas com a Davati para a aquisição de vacinas da AstraZeneca.

Questionado por Renan Calheiros sobre o valor da propina pedido na negociação de vacina da AstraZeneca, Luiz Paulo Dominguetti Pereira, representante da Davati Medical Supply, confirmou que Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, solicitou a “majoração” de US$ 1 por dose. A proposta inicial da Davati, segundo Dominguetti, era de US$ 3,5 por unidade, mas o acordo não foi fechado. Seriam 400 milhões de doses: “O pedido dessa majoração foi exclusivamente do senhor Roberto Dias”, apontou o depoente.

Dominguetti afirmou que sempre foi colocada uma oferta “justa e comercial” para o Ministério da Saúde. Segundo ele, o diretor de Logística Roberto Dias não era visto como facilitador do negócio.

“Nunca se buscou uma facilidade por parte dele. Essa facilidade não ocorreu porque ele sempre colocou o entrave no sentido de que, se não se majorasse a vacina, não teria aquisição por parte do ministério”,

Nota da Davati

A Davati Medical Supply esclarece que seu representante no país, Christiano Alberto Carvalho, informou a empresa sobre a necessidade do Brasil de adquirir vacinas para combate à Covid-19. A partir disso, a empresa localizou um distribuidor que afirmou ter uma alocação de produção de aproximadamente 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca®. A Davati, então, por iniciativa própria, contatou o governo brasileiro para verificar se havia interesse nessas doses e se disponibilizou para intermediar. Este é um procedimento normal de negociação, praticado por todos os alocadores e distribuidores.

O contato se deu através de email, enviado em 26 de fevereiro deste ano pelo executivo da Davati, Herman Cardenas, a Roberto Dias. No mesmo dia, o representante da Davati no Brasil, Cristiano Alberto Carvalho, recebeu retorno do email, por parte do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, confirmando interesse no lote de vacinas e agendando encontro para discutir sobre a negociação.

Na oportunidade, o único representante credenciado da Davati no Brasil, Christiano Alberto Carvalho, compareceu ao Ministério da Saúde para tratar sobre a possível negociação, que no decorrer dos dias seguintes não evoluiu, visto que a empresa não recebeu retorno do governo brasileiro com formalização do interesse ou perspectiva de fechamento do negócio, com uma Carta de Interesse.

Sobre o senhor Luiz Paulo Dominguetti Pereira, cabe reiterar que ele não possui vínculo empregatício com a Davati, atuando como vendedor autônomo. Nesse caso, ele apenas intermediou a negociação da empresa com o governo, apresentando o senhor Roberto Dias. Sobre a denúncia relatada por Dominguetti, de que o Ministério da Saúde teria solicitado uma “comissão” para a aquisição das vacinas, a Davati afirma que não tem conhecimento.

O Grupo Davati – O Grupo Davati é uma holding fundada pelo empresário Herman Cardenas, com sede no Texas, Estados Unidos, que possui vários negócios no estado. A Davati Medical Supply é uma subsidiária do Grupo Davati, que desde 2014 também atua como distribuidora em todo o mundo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas