Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado Federal

Senador Rodrigo Pacheco

Na votação que terminou há pouco, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi eleito presidente do Senado Federal. Ele recebeu votos 57 votos. Outros 21 votos foram dados para a senadora Simone Tebet (MDB-MS). No total, 78 senadores votaram. Três senadores não votaram por problemas de saúde – Jarbas Vasconcellos (MDB-PA), Jacques Wagner (PT-BA) e Chico Rodrigues (DEM-RR). Rodrigo é o primeiro representante de Minas Gerais a ocupar o cargo desde a redemocratização. Última atualizado às 19h22

O parlamentar vai ocupar a presidência por dois anos. Amanhã (02) ocorre a eleição para os demais cargos da Mesa Diretora: vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, terceiro secretário e quarto secretário.

No seu discurso que ocorre neste instante, disse que não há mais diferenças e nem candidatos e elogiou a senador Simone Tebet “por sua elegância e altivez”. Disse que “somente com união poderá ser criada uma sociedade justa e livre, sem preconceitos. Saúde pública, desenvolvimento econômico para gerar emprego e renda”. Lamentou as mortes pela Covid-19 e também da morte pela doença do senador Arolde de Oliveira, do Rio de Janeiro.

“Sei que a missão é árdua. Para realizar esta missão vou me guiar pelo estado de direito, à democracia e à segurança jurídica, com respeito à Constituição Federal. As prerrogativas dos senadores e senadoras para o livre exercício de seus mandatos. A união das instituições do bem geral e a pacificação da sociedade brasileira, em busca do consenso e a harmonia dos Poderes. Brasília deve ser a demonstração da vitalidade de nossa nação, com ações modernizadoras. Temos que pensar nos mais diferentes nichos, com a inclusão dos trabalhadores. Temos que olhar para as reais necessidades da sociedade brasileira”.

Citou por duas vezes o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. “Temos que prosseguir na agenda administração pública, como o combate à corrupção. O trabalho do Senado amplo e ilimitado”. Prometeu tocar a reforma administrativa, que já tem um projeto em tramitação na Casa.

Perfil

Nascido em Porto Velho (RO), em novembro de 1976, Rodrigo Otavio Soares Pacheco, de 44 anos, é advogado e especialista em direito penal.

Herdeiro de empresas de transporte rodoviário no estado mineiro, foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre os anos de 2013 e 2015, deputado federal por Minas Gerais e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Pacheco está em seu primeiro mandato como senador e já atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança na Casa. Atualmente é presidente do diretório do Democratas em Minas Gerais.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas