Falta de medicamentos atrasou cirurgias no Hospital Infantil

HMIB DF hospital Misto Brasília
Vistoria encontra em hospitais em projetos /Arquivo/Divulgação

Relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal aponta falta de itens como luvas, toucas, máscaras e remédios

Por Misto Brasil – DF

A falta de insumos e medicamentos no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) pode ter atrasado a realização de cirurgias como a histeroscopia diagnóstica, indicada para detecção de câncer de endométrio.
A observação consta de um relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O hospital apresenta ausência recorrente de itens como luvas, toucas, máscaras e remédios.
Segundo o documento, a aquisição emergencial desses insumos só tem início após o consumo total dos estoques. Já o tempo de espera médio, entre a solicitação de aquisição dos itens e o seu recebimento, é de quase cinco meses.
A vistoria realizada pelo TCDF, segundo uma nota divulgada pelo órgão, apontou que os centros cirúrgicos das áreas de ginecologia e obstetrícia do Hmib também sofrem com escassez de equipamentos e falta de manutenção, já que poucos estão cobertos por contrato de manutenção regular.
Segundo uma das denúncias, a fila de espera do grupo prioritário para a histeroscopia diagnóstica demorava cerca de um ano, devido à falta de óticas de histeroscopia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas