Fundo Social de R$ 15 bilhões é pouco para salvar empregos gaúchos

Marinha assistência Rio GRande do Sul Misto Brasil
Militar da Marinha presta assistência no Rio Grande do Sul/Arquivo/Divulgação/Marinha

A avaliação é do presidente do Instituto Empresa, Eduardo Silva, porque servirá apenas para repor equipamentos

Por Misto Brasil – DF

O Fundo Social para as empresas do Rio Grande do Sul, lançado nesta quarta-feira (29) pelo governo federal e que deve chegar a até R$ 15 bilhões, é insuficiente para salvar os empregos dos gaúchos.

Na avaliação do presidente do Instituto Empresa, Eduardo Silva, o financiamento com juros mais baixos que os praticados pelo mercado, servirá somente para repor equipamentos, permitir obras da construção civil e rever a malha industrial. A manutenção de empregos se faria com suporte à folha de pagamento.

“Em termos de receitas, o mês de maio praticamente não existiu. Mas a folha, os encargos sociais e as contribuições obrigatórias persistiram”, ressalta.

De acordo com Silva, uma resposta adequada exigiria o estabelecimento de algo como um Programa Emergencial de Suporte a Empregos (PESE), promovido durante a Pandemia da Covid.

O Instituto Empresa, associação privada de investidores que atua no Mercado de Capitais promovendo a governança corporativa e defendendo investidores, também se preocupa com a morosidade e a burocracia para que os recursos cheguem ao destino, ressaltando que os empresários estão perplexos e desafiados com o tamanho das perdas sofridas.

“Acreditamos que o suporte trazido por um conselho consultivo externo, formado por profissionais qualificados para assessorar a tomada de decisão do empresário e da empresa deve auxiliar na preservação de empregos, com a geração de receita e a manutenção da população em suas cidades de origem”, afirma Ricardo Lautert, membro do Fórum de Conselheiros Independentes do Instituto Empresa e coordenador do projeto.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas