Projeto de lei na Câmara altera proteção da Mata Atlântica

Mata Atlântica Ponta do Paranapanema Misto Brasília
Detalhe da Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema/Arquivo/Rede social

Deputado disse que há ameaça grave ao ecossistema e a proposta incentiva mais desmatamento, configurando um retrocesso

Por Misto Brasil – DF

Durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça, realizada n atarde desta terça-feira (19), o deputado Bacelar (PV-BA) criticou o Projeto de Lei 364/2019, que propõe alterações na legislação ambiental, especificamente no que diz respeito à proteção da Mata Atlântica.

O PL, segundo Bacelar, representa uma ameaça grave ao ecossistema ao excluir os campos de altitude do conceito de Mata Atlântica e flexibilizar as normas para o corte e remoção da vegetação.

Ele disse que a Lei da Mata Atlântica é uma grande conquista da sociedade, que levou 14 anos para ser aprovada e que somente este bioma brasileiro possui uma lei especial para seu uso sustentável e proteção.

“Modificar as leis ambientais para incentivar mais desmatamento é um retrocesso inadmissível. Além de ser prejudicial ao meio ambiente, essa proposta é inconstitucional, pois vai contra os princípios fundamentais de preservação ambiental estabelecidos na Constituição” afirmou Bacelar.

Uma das maiores preocupações levantadas pelo deputado é o fato de que o projeto autoriza o desmatamento para atividades agrossilvipastoris, independentemente do estágio de regeneração dessas áreas.

Essa medida, de acordo com Bacelar, poderia resultar em um aumento significativo da degradação nessas regiões, comprometendo não apenas a riqueza biológica, mas também os serviços ecossistêmicos essenciais que a Mata Atlântica oferece.

Dados apontam que, a aprovação do PL deixa totalmente desprotegidos cerca de 48 milhões de hectares de campos nativos em todo o país, afetando além do caso específico da Mata Atlântica, o Pantanal, o Cerrado e o bioma Amazônico.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas