Copom deve reduzir a taxa Selic para 10,75%

Banco Central sede Misto Brasília
Banco Central faz o primeiro combate contra a inflação/Arquivo

A reunião do comitê vai acontecer nesta terça-feira, mas deve ser retirado o comprometimento de novas quedas

Por Misto Brasil – DF

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne nesta terça-feira (19), para decidir sobre a taxa Selic. O mercado financeiro prevê que a taxa terá mais uma redução passando para 10,75%.

O tesoureiro do Paraná Banco Investimentos, Pedro Oliveira,  o BC deve adotar um tom mais cauteloso nesta reunião, retirando o comprometimento de novas quedas de mesma magnitude nas próximas reuniões.

Uma das razões é que a inflação vem surpreendendo negativamente as expectativas do próprio Banco Central, que nos últimos três meses (dezembro, janeiro e fevereiro), foi acima do projetado pela instituição.

O cenário internacional ainda é incerto, com os Bancos Centrais das principais economias sem saber ao certo quando irão começar os cortes de juros.

Se os juros dos países desenvolvidos, principalmente os EUA, continuarem no patamar atual por muito tempo, é improvável que o nosso Banco Central possa reduzir a Selic abaixo de 9%.

“Com os desafios fiscais do governo, que projeta novamente um déficit fiscal em 2024, a expectativa de juros no longo prazo está acima de 10%, fazendo com que os empréstimos aos brasileiros se mantenham com a mesma taxa, mesmo com a queda da Selic”, disse Pedro Oliveira.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas