Comissão vai discutir manutenção ou extinção do auxílio emergencial

Reunião de líderes Câmara
Reunião de líderes presidida pelo deputado Arthur Lira/Arquivo/Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), informou que na próxima terça-feira (provavelmente à tarde), será instalada a Comissão Mista do Orçamento. Será a partir do funcionamento da CMO que serão discutidas alternativas para a substituição do auxílio emergencial. Veja o vídeo com Ricardo Barros logo abaixo.

Ontem (03), aqui no Misto Brasília, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), disse que é a favor do fim do benefício, mas que o Bolsa Família seja alterado para eventualmente atender a mais pessoas

A comissão não funcionou no ano passado, por falta de acordo entre os partidos sobre quem seria o presidente, e por isso o Orçamento de 2021 ainda não foi votado. Com o colegiado instalado, os parlamentares cumprirão mandato até 30 de março. “Precisamos aprovar urgentemente o Orçamento. O Brasil precisa do Orçamento para combater a pandemia”, disse Lira, por meio de suas redes sociais, depois de se reunir com Pacheco, nesta quinta-feira (4) de manhã.

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) deverá assumir a presidência da CMO. Nesta tarde, o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), vice-líder da bancada e vice-líder do governo, afirmou que o acordo para a indicação de Flávia está confirmado. “Não há plano B”, garantiu.

Os deputados aprovaram apenas a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a fim de evitar a paralisia da máquina pública já em janeiro. Na ausência de Orçamento aprovado, a LDO autoriza o pagamento de despesas urgentes. A CMO é composta por 40 titulares (30 deputados e 10 senadores), com igual número de suplentes.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas