Extrema direita obteve grandes ganhos nas eleições da França

França Marine Le Pen eleições parlamentares Misto Brasil
Marine Le Pen confraterniza com os eleitores nas eleiçòes parlamentares/Divulgação

Comemorando o sucesso inicial, Marine Le Pen declarou que campo do presidente Emmanuel Macron “praticamente foi eliminado”

Por Misto Brasil – DF

O Rally Nacional (RN), de extrema direita da França, obteve grandes ganhos no primeiro turno das eleições parlamentares, sugerem pesquisas de boca de urna.

A participação dos eleitores foi a mais alta em décadas, chegando a 67%. Pode ser ainda maior no segundo turno no próximo domingo (07).

Comemorando o sucesso inicial do seu partido, Marine Le Pen diz que “a democracia falou” ao declarar que o campo do presidente Emmanuel Macron “praticamente foi eliminado”, anotou a BBC News.

O Rally Nacional alcançou uma pontuação notável – se prevista – com mais de 33% dos votos. Não está claro se eles conseguirão traduzir esse sucesso em uma maioria absoluta no segundo turno do próximo domingo.

Leia – França vota numa eleição parlamentar que poderá fazer história

Uma aliança às pressas e às vezes desconfortável de partidos que vão de socialistas moderados a candidatos de extrema esquerda alcançou 28%. O primeiro-ministro francês Gabriel Attal alertou que a RN estava “às portas do poder” e que ele e os líderes de esquerda têm como prioridade impedir que a extrema direita chegue ao poder

A aliança do residente Macron ficou em terceiro lugar, com 21% – um resultado decepcionante, mas melhor do que a destruição que alguns tinham previsto

Por sua vez, o presidente Emmanuel Macron apela a uma ampla aliança contra o RN antes do segundo turno da próxima semana.

A decisão de Macron de convocar eleições antecipadas foi um “erro”, disse um membro do partido Renascença do presidente.

Christopher Weissberg, que representa os cidadãos franceses que vivem na América do Norte no parlamento cessante, disse ao programa Newshour do Serviço Mundial da BBC que ficou “pasmo” com a medida

O seu primeiro-ministro alertou que a extrema direita está “às portas do poder”, dizendo que os candidatos do seu lado que ficaram em terceiro não deveriam concorrer à ronda da próxima semana.

A participação eleitoral na votação de domingo aumentou – a maior em uma eleição parlamentar desde 1997

As eleições parlamentares antecipadas foram convocadas por Macron após a derrota do seu partido para o RN nas eleições europeias no início deste mês.

Somente os candidatos que conseguirem obter mais de 12,5% dos votos passarão para o próximo turno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas