Conselho da União Europeia aprovou sanções contra a Rússia

Moscou Rússia capital Misto Brasília
Vista parcial da capital da Rússia, a cidade de Moscou/Arquivo/Divulgação

O novo pacote amplia as restrições pessoais para incluir 116 indivíduos e organizações, segundo um comunicado

Por Misto Brasil – DF

O Conselho da União Europeia (UE) disse nesta segunda-feira (24) que aprovou o 14º pacote de sanções contra a Rússia.

“O Conselho adotou hoje um 14º pacote de medidas restritivas econômicas e individuais que desferem mais um golpe ao regime do [presidente russo Vladimir] Putin e àqueles que perpetuam a sua guerra de agressão ilegal, não provocada e injustificada contra a Ucrânia”, afirmou o Conselho da UE em comunicado.

O novo pacote amplia as restrições pessoais para incluir 116 indivíduos e organizações “responsáveis por ações que minam ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia”, diz o comunicado.

“A fim de garantir que as instalações da UE não sejam utilizadas para transbordar gás natural liquefeito (GNL) russo para países terceiros e, assim, reduzir as receitas significativas que a Rússia obtém da venda e transporte de GNL, a UE proibirá os serviços de recarregamento de GNL russo no território da UE para fins de operações de transbordo para terceiros países”, diz o comunicado.

A UE também proibiu as empresas de utilizarem o Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS), um serviço especializado de mensagens financeiras desenvolvido pelo Banco Central da Rússia “para neutralizar o efeito de medidas restritivas”, registrou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas