Êxodo no México devido ao crime organizado

Cartel Sonora México Misto Brasília
Combates entre grupos criminosos virou rotina no México/Arquivo/Reprodução/El País

Também integra essa pressão sobre a população como os conflitos comunitários – políticos, religiosos, agrários

Por Misto Brasil – DF

O pequeno município de Tila, em Chiapas, no sul do México, é a mais nova vítima de um fenômeno cada vez mais recorrente no país: o êxodo devido ao crime organizado. Recentemente, mais de 4 mil pessoas foram para abrigos e municípios vizinhos após um grave episódio de violência.

Segundo a imprensa local, os residentes deslocados esperam que as autoridades se comprometam a proporcionar mais segurança antes que eles regressarem as suas casas – algo que, até agora, não aconteceu.

O caso de Tila é o sexto de deslocamentos internos devido a conflitos no México apenas em 2024, segundo o Centro de Monitoramento de Deslocamentos Internos (IDMC, na sigla em inglês), registrou a Agência DW.

A plataforma estima um total de 8.659 pessoas deslocadas em razão de conflitos este ano. No acumulado de 2008 a 2023, o número chega a 392.000.

Ramón Coria, membro do Coletivo Vítimas de Deslocamentos Internos Forçados e das organizações civis que o acompanham, disse à DW que, até agora, foram relatados quase 10 mil pessoas deslocadas pela violência que começou na quinta-feira da semana passada em Tila.

O deslocamento interno no México não tem uma origem única. É um fenômeno “multicausal e multidimensional”, explica Pablo Cabada, da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Entre as causas estão os conflitos comunitários – políticos, religiosos, agrários –, a violência gerada por grupos armados, os desastres causados ​​por fenômenos naturais, os projetos de desenvolvimento em grande escala – como a mineração ou o desmatamento – e as violações dos direitos humanos. No entanto, para especialistas ouvidos pela DW, todos esses episódios têm a violência como denominador comum.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas