Cavalos selvagens retornam à estepe do Cazaquistão depois de séculos

Cavalo selvagem planície do Cazaquistão Misto Brasil
Cavalo selvagem é solto para as planícies do Cazaquistão/Václav Šilha/Zoológico de Praga

O Cavalo de Przewalski é a última espécie de cavalo selvagem do planeta, em homenagem ao explorador russo Nikolai Przewalski

Por Misto Brasil – DF

Cavalos selvagens ameaçados de extinção retornaram à Estepe Dourada do Cazaquistão pela primeira vez em pelo menos dois séculos e após décadas de esforços.

O transporte aéreo de sete cavalos de Przewalski da Europa para o país da Ásia Central ocorreu no início de junho, numa operação dirigida pelo Zoológico de Praga.

Os pesquisadores disseram à BBC que os cavalos já estão bem há duas semanas: vagando pelas planícies e até começando o processo de acasalamento.

Funcionários do zoológico dizem que é um triunfo de gerações de trabalho de conservação.

“Esta é uma espécie ameaçada de extinção que regressa às suas terras ancestrais, uma espécie que foi extinta na natureza na década de 1960, vista pela última vez na Mongólia… por isso é simplesmente maravilhoso… um milagre”, disse Filip Mašek, porta-voz de Praga. Jardim zoológico.

Embora os cavalos tenham sido lentamente reintroduzidos na Mongólia e na China nas últimas décadas, esta operação marca a primeira vez que regressam ao Cazaquistão.

O Cavalo de Przewalski é a última espécie de cavalo selvagem do planeta, em homenagem ao explorador russo Nikolai Przewalski, que foi o primeiro a identificar o cavalo para a comunidade científica europeia.

A espécie teve origem há milénios nas estepes da Ásia Central e foi levada por investigadores para a Europa e América do Norte nos séculos XIX e XX, onde as populações se estabeleceram em jardins zoológicos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas