Empossado novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te

Taiwan posse Lai Ching-te Misto Brasilkl
Lai Ching-te recebe delegações estrangeiras para a posse/Divulgação/Taiwan

A cerimônia de posse foi prestigiada por delegações internacionais, incluindo Estados Unidos, Japão e Canadá

Por Misto Brasil – DF

Foie empossado nesta segunda-feira (20) em Taipei, o novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, 64, assume a dianteira do governo da ilha ao lado da vice Hsiao Bi-khim em meio a um parlamento dividido e tensões cada vez mais elevadas com a China.

A cerimônia de posse foi prestigiada por delegações internacionais, incluindo Estados Unidos, Japão e Canadá.

Em seu discurso de posse, Lai prometeu defender a democracia no país e apelou à China para que pare com as intimidações militares à ilha autônoma, pedindo que “divida com Taiwan a responsabilidade global pela manutenção da paz e estabilidade” na região e garanta “que o mundo seja livre do medo da guerra”.

Para a China, Lai é um “separatista perigoso” que trará “guerra e declínio” à região.

Antes de assumir como presidente, Lai foi vice do governo anterior, de Tsai Ing-wen, cujos oito anos de mandato democrático na ilha foram marcados por progresso econômico e social, mas também por relações cada vez mais deterioradas com a China.

Lai, que no passado se referiu a si mesmo como um “pragmático trabalhador pela independência de Taiwan”, moderou o tom e prometeu manter o “status quo” na ilha – ou seja: preservar a soberania de Taiwan e abdicar de uma declaração formal de independência.

Pequim tem rejeitado as tentativas de diálogo de Lai e aumentou as atividades militares próximo a Taiwan desde que ele ganhou as eleições.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas