Tropas são mobilizadas para encontrar helicópotero com o presidente do Irã

Irã presidente Ebrahim Raisi Misto Brasil
Presidente do Irã sofreu ontem um acidente aéreo no nororeste do país/Arquivo/Divulgação/Irã

A aeronave desapareceu em meio ao mau tempo onde estava Ebrahim Raisi. Teria havia um pouso de emergência

Por misto Brasil – DF

Pelo menos 40 equipes estão no local onde o helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sumiu após fazer pouso de emergência. Rússia se coloca à disposição para fornecer assistência nas buscas.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o major-general Mohammad Bagheri, afirmou neste domingo (19) que todas as tropas disponíveis do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) foram mobilizadas.

O Objetivo é encontrar o helicóptero que transportava o presidente do país, Ebrahim Raisi, desaparecido após realizar um pouso de emergência no noroeste do país.

A informação foi veiculada pela agência de notícias iraniana Fars.

“Para procurar e resgatar o helicóptero do presidente e sua comitiva, todos os meios, equipamentos e capacidades do Exército, do IRGC e do comando da polícia devem ser acionados”, disse Bagheri, acrescentando que há uma investigação sobre o incidente em curso.

Raisi retornava de uma cerimônia de inauguração de uma barragem que contou com a presneça do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.

O helicóptero que transportava o presidente iraniano precisou fazer um pouso forçado por contas das más condições climáticas quando sobrevoava a floresta de Dizmar, localizada entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irã.

Havia três helicópteros, dois dos quais, com Ali Mehrabian, ministro da Energia, e Mehrdad Bazrpash, ministro das Estradas e Desenvolvimento Urbano, que chegaram ao seu destino em segurança, informou a Agência Sputnik.

Muitas perguntas para ver o que var acontecer

Muitas pessoas em todo o mundo estão a observar de perto os acontecimentos no Irã, perguntando-se se haverá mudanças significativas nas políticas do Irão na região se o Presidente Ebrahim Raisi for prejudicado.

A resposta curta não é muito. No entanto, a instabilidade poderá certamente afetar a economia. Após o anúncio da notícia, o Rial iraniano despencou em relação ao dólar americano, anotou a BBC News.

O aiatolá Ali Khamenei, líder do Irã, expressou esperança de que o presidente e as autoridades que o acompanham retornem em segurança ao país. Ele pediu orações por eles e garantiu ao povo iraniano que não se preocupasse, pois não haveria problemas na gestão do país.

Aos olhos da maioria dos iranianos, é o líder supremo e a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) que tomam as principais decisões políticas e de política externa.

Raisi é um dos presidentes mais conservadores que o Irã já teve e está muito próximo do líder supremo. Ele é também um dos sérios candidatos ao sucesso como líder supremo do Irão.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas