União Europeia pressiona EUA para entrega rápida de armamento

Ucrania posto de comando comandante Oleksandr Syrsky Misto Brasil
Oleksandr Syrsky no posto de comando com o estado maior da Ucrânia/Arquivo/Oleksandr Syrsky

Após passar pela Câmara, o pacote de ajuda precisa ser aprovado pelo Senado, o que deve ocorrer em meados dessa semana

Por Misto Brasil – DF

Depois de a Câmara dos Representantes dos EUA aprovar neste sábado (20) um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de US$ 61 bilhões travado há meses, Kiev e a União Europeia pressionam para uma entrega rápida de armamentos e munições.

O presidente do Comitê de Inteligência do Senado dos EUA, Mark Warner, deu esperança neste domingo (21) de que isso possa ocorrer em breve – especialmente no que diz respeito aos sistemas de mísseis ATACMS de longo alcance.

Leia – Câmara dos EUA aprova pacote de ajuda militar à Ucrânia

Warner disse à emissora americana CBS que espera que, assim que o presidente dos EUA, Joe Biden, assinar a lei, as entregas de armas estejam a caminho do front ucraniano, no mais tardar até o final da semana.

“Acredito que o governo [americano] tem se preparado nos últimos meses para disponibilizar o ATACMS”, disse o senador quando questionado se também seriam entregues sistemas de armas de maior alcance e não apenas munições.

Após passar pela Câmara, o pacote de ajuda precisa ser aprovado pelo Senado, o que deve ocorrer em meados dessa semana e é dado como certo, uma vez que a Casa tem uma pequena maioria democrata, favorável ao texto.

Biden também já afirmou que, tão logo o projeto chegue às suas mãos será assinado.

“Peço ao Senado que envie rapidamente este pacote para a minha mesa para que eu possa sancioná-lo e possamos enviar rapidamente armas e equipamentos para a Ucrânia para atender as suas necessidades urgentes no campo de batalha”, declarou Biden no sábado.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas