Líderes responsabilizam Putin pela morte do dissidente Alexei Navalny

Rússia Alexei Navalny e Ksenia Fadeeva Misto Brasil
Alexei Navalny com a ex-deputada e também perseguida Ksenia Fadeeva/Reprodução X

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou que a morte de Navalny é mais um sinal de “brutalidade” do presidente russo

Por Misto Brasil – DF

Autoridades internacionais lamentaram nesta sexta-feira (16) a morte repentina do líder opositor russo Alexei Navalny, 47 anos, que estava preso numa colônia penal russa na região Ártico  e culparam a Moscou pelo ocorrido. Muitos atribuíram a responsabilidade pela morte do dissidente ao seu maior desafeto, o presidente russo, Vladimir Putin.

“Que ninguém se engane”, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. “Putin é o responsável pela morte de Navalny.”. O americano se disse “chocado, mas não surpreso” com a notícia e exaltou a luta de Navalny contra o regime de Putin.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou que a morte de Navalny é mais um sinal de “brutalidade” do presidente russo, Vladimir Putin. “Qualquer que seja a história que contem, vamos deixar claro que a Rússia é responsável”, disse Harris no início do seu discurso na Conferência de Segurança de Munique.

“Durante mais de uma década, o governo russo, Putin, perseguiu, envenenou e prendeu Alexei Navalny , e agora sua morte é noticiada. Sua morte em uma prisão russa e a fixação e o medo de um homem apenas sublinham a fragilidade e o podridão no coração do sistema que Putin construiu”, ressaltou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que também está em Munique.

O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, descreveu como terrível a informação sobre a morte de Navalny e disse que o líder opositor russo pagou com a vida pela sua bravura quando regressou à Rússia depois de se recuperar em Berlim de um envenenamento. “É algo muito desconcertante. Conheci Navalny em Berlim quando ele tentou se recuperar”, afirmou Scholz.

“Ele provavelmente pagou com a vida pela sua bravura”, comentou Scholz, que disse estar pensando na esposa e nos dois filhos de Navalny. “Sabemos que o regime é este”, acrescentou Scholz em referência ao governo de Putin, frisando que a morte do opositor é um sinal de quanto a Rússia mudou para pior. “Faz muito tempo que não é uma democracia”, enfatizou.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que a morte de Navalny demonstra a fraqueza do Kremlin e o temor das autoridades russas em relação aos opositores.

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, disse que considera que o regime russo é o “único responsável pela morte trágica” de Navalny. “Alexei Navalny entregou pelos valores da liberdade e da democracia e, pelos seus ideais, fez o derradeiro sacrifícios. A UE considera o regime russo o único responsável por esta morte trágica”, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter).

Através das redes sociais a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen disse estar “profundamente perturbada e triste” com a notícia. “Putin não teme nada mais do que a dissidência do seu próprio povo. [E esta notícia é] um lembrete sombrio do que é Putin e o seu regime”, disse, se acordo com informações da Agência DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas