Ícone do site Misto Brasil

Brasiliense adota mais gatos nesta pandemia do novo coronavírus

Gato pardo Misto Brasília

Pesquisa identificou que no Brasil, assim como no DF, as pessoas adotaram mais gatos/Arquivo

A pandemia do novo coronavírus provocou uma mudança no comportamento das pessoas e uma delas foi em relação aos animais. No Distrito Federal, houve um aumento da doação de gatos em 30%, e 10% desses novos donos (ou tutores) são de primeira viagem. Os dados foram levantados por uma pesquisa nacional encomendada pela Royal Canin®, empresa especializada em alimentação para gatos e cães.

A pesquisa concluiu que 8,3% dos brasilienses disseram que o principal motivo da adoção foi o sentimento de solidão e 16,7% por considerarem a fase propícia para se adaptarem ao novo pet. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), informou que a população pet no Brasil está dividida em 55,1 milhões de cães e 24,7 milhões de gatos.

O que se destaca é o crescimento da população de gatos – mais que o dobro do que a de cães, acumulando 8,1% de aumento contra 3,8% do crescimento canino nos últimos seis anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostrou que a nova rotina nos lares afetou emocionalmente os bichanos: 36% dos entrevistados disseram que seu gato ficou mais estressado depois que passaram a ficar em casa o tempo todo ou a maior parte do dia. “Sentimos que precisávamos continuar falando sobre este tema com a população e a pesquisa veio reforçar essa necessidade”, disse a diretora de Marketing da Royal Canin®, Gláucia Gigli.

Sair da versão mobile