Fechado acordo para reduzir gás de efeito estufa

Por volta de 200 países, praticamente todos do mundo, fecharam neste sábado, em Kigali (Ruanda), um acordo internacional para reduzir o uso de hidrofluorcarbonetos (HFC), um potente gás do efeito estufa, muito utilizado no setor de refrigeração.

“Ano passado, em Paris, foi feita a promessa de manter o mundo a salvo dos piores efeitos das mudanças climáticas. Estamos cumprindo essa promessa”, declarou o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Erik Solheim.

Os HFCs começaram a ser emitidos nos anos noventa do século passado em substituição aos gases que danificavam a camada de ozônio. O acordo alcançado agora significa que o emprego de  hidrofluorcarbonetos seja reduzido entre 80% e 85% até meados do século ao redor do planeta.

Os países desenvolvidos começaram a reduzir o uso de HFC em 2019, antes do restante das nações.

Com esse acordo, que entrou em vigor em 1989, conseguiu-se frear a destruição da camada de ozônio graças à erradicação dos clorofluorocarbonetos (CFC) para a refrigeração.

Mas a alternativa que a indústria de ar condicionado e refrigeradores encontrou, os hidrofluorcarbonetos, é um potente gás de efeito estufa: impede que a terra se esfrie e, portanto, contribui para o aquecimento global. (Do El Pais)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas