Partido debate violência contra a mulher na série sobre gênero

PSD reunião mulheres DF Misto Brasil
Partido reuniu mulheres para discutir a violência de gênero/Divulgação

Depoimentos reunidos pelo PSD durante o encontro, em Taguatinga, sugerem propostas para enfrentar a questão

Por Misto Brasil – DF

A violência contra a mulher foi o temo da segunda edição do “Diálogos PSD Mulher”, que reuniu especialistas e representantes do partido no Taguatinga Shopping.

“A gente precisa ter um papel fundamental nessa luta, com conhecimento e fortalecimento, para oferecer nossas ideias e contribuir na elaboração de soluções, considerando sempre o olhar preventivo e inclusivo”, explicou a presidente do PSD Mulher, Deborah carvalhido.

Para a delegada Ângela Maria dos Santos, a violência doméstica é fruto de uma “sociedade construída por homens que pensam para homens”. Ela ressaltou ainda que a Lei Maria da Penha lista cinco formas de violência.

“A psicológica é pouco falada, mas corrói as mulheres, mina devagar. Por isso, ela é tão grave, porque abre a porta para outras. A moral e a física vêm em seguida. A Decrin foi criada para ter esse olhar para as pessoas que estão sofrendo várias formas de violência, como de raça, idade, de deficiência”, destacou.

A psicanalista Silvia Badra,  enfatizou a importância da saúde mental e do diálogo.

“Sofrimento psíquico não quer dizer que você é louca. A gente sabe que, para a violência física há reparo, mas para a violência psicológica não há remédio. Por isso, é preciso se perguntar: se eu fizesse o mesmo, qual seria a resposta desse homem?”.

A empresária Beatriz Guimarães apontou o empreendedorismo como um meio poderoso para combater a violência de gênero, além de promover inovação e gestão eficiente nos negócios, independente de classe social.

“A mulher formalizada pode ter acesso a crédito, por isso é importante abrir MEI e conta bancária, para ter acesso a crédito. Com isso ela pode empreender, por exemplo, nas áreas de beleza e alimentação”.

“A mulher, quando empreende , traz mais qualidade de vida para todos ao seu redor, família e comunidade”, ensinou.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas