Agentes do Metrô-DF passam a portar câmeras corporais

Metrô-DF câmeras corporais agente de segurança Misto Brasil
Agente de segurançva exibe a câmera que passa a ser usada no Metrô/Divulgação

O sistema começa a ser utilizado a partir de segunda-feira. Foram compradas 100 unidades e duas centrais de monitoramento

Por Misto Brasil – DF

A partir da segunda-feira (01) os agentes de segurança do Metrô-DF passarão a usar câmeras corporais (bodycam).

Além das câmeras portáteis, foram compradas duas estações de dados, equipamentos que serão utilizados pelo Centro de Monitoramento da Segurança para descarregamento e gerenciamento das imagens capturadas.

O investimento na aquisição de 100 camêras e do sistema foi de R$ 198.303,00, conforme informou hoje (28) a assessoria da compamhia. A compra foi por meio do Pregão Eletrônico n° 17/2023.

Em 2023, houve 453 registros internos de ocorrências que estão relacionados a crimes e contravenções no sistema. Desses, 398 foram registrados também diretamente nas delegacias de polícia ou por meio da delegacia eletrônica.

Foram por dano a bem público, furtos no sistema, pichação, auxílio público – que ocorre quando algum usuário é vítima de crime nas imediações das estações e o Metrô leva a vítima à delegacia – e desacato.

Em 2024, até o mês de maio, houve 207 registros internos de ocorrências – 182 foram registrados nas delegacias de polícia ou de forma virtual.

O Superintendente de Operações do Metrô-DF, Renato Avelar, acredita que as câmeras naturalmente “inibem desdobramentos das ocorrências em razão da percepção que seus atos e verbalizações estão sendo registrados”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas