Cervejas artesanais começam campanha contra o Imposto do Pecado

Cerveja artesanal Misto Brasília
Mercado da cerveja artesanal e industrial está em expansão no Brasil/Arquivo/Divulgação

A entidade que congrega as empresa reclama que as micro e pequenas fáchicas serão taxadas com altos impostos na reforma tributária

Por Misto Brasil – DF

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) lançou a campanha Cerveja Não é Pecado. O objetivo é mobilizar e sensibilizar os congressistas sobre o excesso de impostos, que pode inviabilizar pequenos negócios com o aumento de custos.

A petição online pode ser assinada pelas pessoas e depois será enviada para os deputados federais que integram a comissão que analisa os detalhes do novo tributo.

De acordo com a entidade, 90% das 1.847 cervejarias são pequenas ou médias fábricas e que as microcervejarias respondem por apenas de 1% da produção nacional.

A página também esclarece o que é o chamado Imposto do Pecado, previsto na regulamentação da reforma tributária.

O presidente da Abecerva, Gilberto Tarantino, explicou que a entidade defende que o imposto seja seletivo quanto ao porte das empresas, excluindo da nova cobrança as empresas enquadradas no Simples “e que seja seletivo quanto ao teor alcoólico, com tarifas proporcionais ao volume de álcool, e que seja mantida a alíquota atual durante o período de transição”.

“Deixar nosso segmento isento do Imposto Seletivo impacta praticamente em nada a arrecadação e, por outro lado, incentiva produção local, familiar e sustentável e a prática do ‘beba menos e beba melhor’, inerente às cervejas mais gastronômicas”.

“A cerveja e em especial a cerveja artesanal, produzida em menor escala e localmente, é uma expressão da nossa cultura e um patrimônio nacional. Hoje, um em cada sete municípios brasileiros tem sua própria cervejaria que orgulham a população, geram efeitos positivos na economia local por meio de turismo e gastronomia”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas