Imigrante casada com americano terá residência permanente nos EUA

Democrata Joe Biden presidente dos EUA Misto Brasília
Biden é o presidente dos Estados Unidos pelo partido Democratas/Arquivo/Sapo

O caminho para a regularização estará aberto a cerca de 500 mil mulheres imigrantes que tenham vivido nos Estados Unidos

Por Misto Brasil – DF

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (18) um plano para oferecer residência permanente a centenas de milhares de mulheres imigrantes em situação irregular que sejam casadas com pessoas de cidadania americana.

O caminho para a regularização estará aberto a cerca de 500 mil mulheres imigrantes que tenham vivido nos Estados Unidos por ao menos 10 anos, bem como para 50 mil crianças e jovens abaixo de 21 anos filhos desses relacionamentos.

Quem for aprovado poderá aplicar para o green card, a residência permanente, e até ele sair terá autorização para trabalhar e permanecer legalmente no país por até três anos.

O programa deve começar até o final do verão do Hemisfério Norte.

Para se beneficiar, imigrantes não poderão ter antecedentes criminais. Apenas casamentos selados até o dia 17 de junho de 2024 serão contemplados pelo benefício.

Antes, mulheres imigrantes em situação irregular que fossem casadas com uma pessoa de cidadania americana tinham que sair dos Estados Unidos e dar entrada no pedido de residência em seus países de origem – um processo que pode durar anos e que implicava na separação de famílias.

“Essas ações vão promover a unidade familiar e fortalecer a nossa economia“, declarou a Casa Branca em nota.

O anúncio vem a cinco meses da eleição para presidente no país. Trata-se de um dos maiores esforços de legalização na história recente dos Estados Unidos, registrou a Agência DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas