Lula da Silva diz que OIT deve combater as desigualdades

Lula da Silva discurso OIT Genebra Misto Brasil
Lula da Silva durante discurso na sede da OIT em Genebra/Arquivo/Reprodução vídeo

Em meio à presidência brasileira no G20, o presidente pontuou no discurso que “nunca antes o mundo teve tantos bilionários”

Por Misto Brasil – DF

Com um discurso que criticou a concentração de renda no mundo e a precarização do mercado de trabalho, o presidente Lula da Silva participou nesta quinta-feira (13) da 112ª Conferência Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.

Na ocasião, foi lançada a Coalizão Global para Justiça Social, da qual o petista será copresidente.

Tensões geopolíticas mundo afora, ataques à democracia, mudanças climáticas acentuadas e o papel de entidades como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em meio à emergência de uma nova ordem mundial.

Durante quase 30 minutos, Lula da Silva ressaltou a importância de combater as desigualdades em um discurso histórico que relembrou a sua participação na assembleia em maio de 2003, no início do seu primeiro mandato no Palácio do Planalto.

“Foi nesta assembleia que escolhi fazer meu primeiro discurso em um organismo das Nações Unidas como chefe de estado. E foi aqui que nos reunimos para discutir a crise do emprego causada pelo colapso financeiro de 2008.

“Desta vez, vivemos um contexto global muito mais complexo”, ressaltou Lula da Silva.

Em meio à presidência brasileira no G20 ao longo de 2024 e aos esforços da proposta de taxação dos super-ricos encabeçada pelo país nos debates do grupo, Lula pontuou no discurso que “nunca antes o mundo teve tantos bilionários”.

Segundo o petista, cerca de três mil pessoas possuem um patrimônio de quase US$ 15 trilhões (R$ 80,5 trilhões), valor que representa a soma do Produto Interno Bruto (PIB) de Japão, Alemanha, Índia e Reino Unido.

“É mais do que estima ser necessário para os países em desenvolvimento lidarem com a mudança climática. A concentração de renda é tão absurda que alguns indivíduos possuem seus próprios programas espaciais. Não precisamos buscar soluções em Marte, é a Terra que precisa do nosso cuidado”, anotou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas