Missão de pesquisadores busca parcerias com universidades na Europa

Professora Elaine Marcial Universidade Católica de Brasília Misto Brasília
Professora Elaine Marcial, da Universidade Católica de Brasília/Divulgação

Grupo estará no Velho Continente até o dia 20 e tem entre as equipes professores da Universidade Católica de Brasília

Por Misto Brasília – DF

Uma comissão de professores e de servidores da Abin e da Marinha do Brasil, visitam entre hoje (11) e o dia 20, diversos centros de pesquisa da Europa, como o Reino Unido, França e Finlândia. O grupo também vai visitar as Nações Unidas, Unesco e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O objetivo é reunir informações para parcerias em diversos campos do conhecimento. O grupo tem a participação de professores de mestrado profissional em governança, tecnologia e inovação da Universidade Católica de Brasília e também docentes da Universidade de São Paulo.

Entre os professores, está Elaine Marcial. Ela disse que a viagem permitirá aprimorar as metodologias de construção de cenários, identificação de sementes de futuro e estudos de futuro em geral.

Os objetivos da missão se dividem em três frentes. A primeira tem foco em “adquirir conhecimento sobre o que tem de mais moderno no campo dos estudos de futuro para aplicação aqui no Brasil”.

A segunda linha de ação visa “formar uma rede no exterior, que facilite a troca de conhecimento e a realização de pesquisas e projetos em conjunto”. E formar parcerias com as instituições que serão visitadas.

A professora e Marcello Pio, organizaram o livro “Megatendências Mundiais 2040 – Contribuição para um Debate de Longo Prazo para o Brasil”. O livro conta a participação de 26 pesquisadores e pesquisadoras.

A publicação aborda uma pesquisa que identificou desafios e tendências previstos para os próximos anos, até 2040, em áreas como sociedade, geopolítica, tecnologia, economia e meio ambiente.

As “megatendências” são eventos altamente prováveis que podem ter grandes impactos na sociedade. Conhecer essas tendências permite que líderes políticos, empresariais, acadêmicos e outros se antecipem a esses acontecimentos e os utilizem como oportunidades para o desenvolvimento.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas