Número de mães solo no DF é o maior desde 2018

Amamentação bebê leite materno DF Misto Brasília
Amamentar bebês é uma maneira simples de protegê-los de doença/Arquivo

Apenas 5,95% dos 15,5 mil bebês que nasceram entre janeiro e abril têm o nome do pai

Nos quatro primeiros meses deste ano foram registradas 924 crianças somente com o nome da mãe, o maior número percentual para o mesmo período desde 2018. Neste ano também foi registrado o menor número de nascimentos para o período

Foram 15.526 recém-nascidos, mas 5.95% do total no Distrito Federal têm apenas o nome da mãe em sua certidão de nascimento. Comparado ao mesmo período de 2018, quando nasceram 17.890 crianças e 1.022 delas foram registradas somente com o nome materno, o número de mães solos diminui 98 registros. Houve aumento proporcional de 0,24% no número de mães solo.



Os dados foram levantados pelos Cartórios de Registro Civil do Distrito Federal e estão disponíveis no novo módulo do Portal da Transparência do Registro Civil, denominado Pais Ausentes, lançado no mês de março. O sítio eletrônico é administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

“O crescimento do número de mães que registram os filhos apenas em seu nome mostra o quanto ainda é necessário um trabalho de conscientização dos pais, que são igualmente responsáveis pela criação de seus filhos, tanto no que se refere ao amor, como também às responsabilidades”, disse o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas