Cultura a serviço de outros carnavais

Texto de Maurício Nogueira

Quando o deputado Roberto Freire (PPS-SP) assumiu a pasta da Cultura, de cara, recebeu como prêmio um corte de 40% do orçamento anual da então parca verba destinada ao ministério.

Isso aconteceu em abril deste ano. Freire saiu do governo quando o PPS decidiu não relevar o encontro do presidente Michel Temer com Joesley Batista no Palácio do Jaburu. Os recursos eram poucos para Cultura como tem sido desde há muito tempo.

Nesta terça-feira, quando Temer empossou Sérgio Sá Leitão ministro da Cultura, o novo colaborador prontamente teve aval do presidente para dizer que fará o possível para bancar parte dos gastos com o Carnaval do Rio de Janeiro. 

“Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudá-las – escolas e liga -, para fazer com que o desfile das escolas e tudo mais o que compõe o Carnaval do Rio de Janeiro possa acontecer em 2018 de uma forma melhor do que em anos anteriores”, disse Leitão solenemente.

O presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, pleiteou R$ 13 milhões, sendo um R$ 1 milhão para cada escola de samba fazer bonito no Sambódromo carioca.

Questões podem surgir à reboque. A Cultura continuará com ossos para roer, ou seja, poucos recursos como verificados em outros carnavais e injeção de verbas só para a Festa de Momo do Rio? Só do Rio, claro?

E, ao mesmo tempo, os fluminenses e felizes turistas nacionais e estrangeiros, ávidos por curtir o Carnaval das galáxias, poderão vivenciar o caos das luxuosas instalações dos hospitais públicos e a segurança reforçada pelas Forças Armadas e Força Nacional?

Em tempo, tudo deve estar preparado para antes do Carnaval, a situação da saúde, segurança, numa corrida contra o tempo. Certo? Estamos em julho e o Carnaval é em fevereiro de 2018, só para lembrar. 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas