A fonte de energia mais barata e mais limpa é a que por eficiência deixamos de usar, defende presidente da Abesco
Por Sionei Ricardo Leão – DF
Em participação no Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee), nesta sexta-feira (20), em São Paulo, estudiosos como o advogado brasiliense Ronald Siqueira Barbosa Filho, demonstraram que se o Brasil o priorizar investimentos em eficiência energética o país pode reduzir o consumo elétrico em 4% até 2031.
Durante o painel Visão Legislativa dos Recursos de Eficiência Energética, os participantes argumentaram que a implantação de uma agenda descentralizada e com regras claras e fiscalização, do ponto de vista jurídico, podem se traduzir numa economia de até 9 mil GWh/ano.
Um dos trunfos para alavancar esse área de economia de energia elétrica tem a ver com a aprovação dos Projetos de Lei n.º 3.447/2021 e 3.324/2021 em tramitação no Congresso Nacional, marcos legais relevantes para a continuidade dos investimentos nos percentuais históricos dos programas de eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento.
No painel, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Bruno Herbert frisou que “a fonte de energia mais barata e mais limpa é a que por eficiência deixamos de usar”.
O projeto de Lei n.°3.447/2021 se refere a antecipar a data limite para repasse de recursos de projetos de pesquisa e desenvolvimento e de programas de eficiência energética para a Conta de Desenvolvimento Energético.
No caso do projeto de lei n° 3.324/2021 a finalidade é fixar em cinquenta centésimos por cento o percentual mínimo da receita operacional líquida das concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia a ser aplicado em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico e em programas de eficiência energética no uso final.
Bruno Herbert é o atual diretor presidente da Globalsun, empresa de soluções em energia solar. Além de presidente da Abesco, atua no cargo de diretor presidente do Grupo Publikimagem, desde 2003, e da Revert Brasil, empresa de soluções ambientais e de manufatura reversa, desde 2009.
O Congresso Brasileiro de Eficiência Energética foi realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O tema do evento é Ecos no século 21 – Agenda 2030 e 2050.
Promovido há 20 anos, o Cobee é considerado uma referência para o setor energético, sobretudo o elétrico.