O objetivo é criar um mapa das viagens na cidade, ajudando a melhor compreender o uso dos diferentes tipos de transporte
Por Misto Brasil – DF
A pesquisa origem e destino para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) vai poder ser preenchida também pela internet até 1º de outubro.
Essas informações vão se juntar aos dados do levantamento que está acontecendo desde 6 de agosto em domicílios de todas as regiões administrativas.
São coletados dados como renda, idade, escolaridade, e onde as pessoas moram, trabalham ou estudam.
O objetivo é criar um mapa das viagens na cidade, ajudando a melhor compreender o uso dos diferentes tipos de transporte e como as pessoas se movem, considerando motivos, gênero, idade, renda e escolaridade, entre outros fatores.
Estão sendo realizadas, ainda, pesquisas para avaliar a satisfação dos usuários de transporte coletivo nos terminais de ônibus e de metrô e outras que incluem a avaliação das ciclovias e calçadas, contagens de tráfego, estudos de embarque e desembarque, e a ocupação visual do transporte coletivo.
Foi realizada a primeira de quatro audiências públicas para atualizar o PDTU e a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do DF.
Os participantes puderam fazer sugestões e tiraram dúvidas que foram respondidas por técnicos da Semob e do LabTrans.
Estão previstas mais três audiências públicas e 18 oficinas temáticas e regionais, garantindo a inclusão de diversas perspectivas em um processo contínuo de participação da sociedade.
O levantamento é do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entidade conveniada pela Semob para fazer os trabalhos.
O questionário sobre o PDTU está disponível no site da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob),