O tema deste ano do Dia da Independência é Democracia e Independência. É o Brasil no Rumo Certo
Por Misto Brasil – DF
Terminou há pouco com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o desfile militar em Brasília. O presidente Lula da Silva (PT) abriu o desfile marcado por um forte aparato de segurança, calor e baixa umidade do ar.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologis (Inmet) a temperatura deverá chegar a 31 graus e a umidade em 15%, o que exige cuidados com a saúde. Atualizado às 13 horas.
No final do evento, partidários do presidente puxaram um coro de “Olê, olê, olá, Lula”, logo após as honras militares.
O tema deste ano do Dia da Independência é Democracia e Independência. É o Brasil no Rumo Certo. A estimativa da organização é que 30 mil pessoas passaram pela Esplanada dos Ministérios.
Além do desfile das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, participam do desfile 30 atletas olímpicos que competiram nos jogos de Paris, entre julho e agosto, além do mascote da vacinação brasileira, o Zé Gotinha.
O atleta Caio Bonfim que, na França, faturou a prata inédita para o Brasil na marcha atlética, foi o porta-bandeira do grupo.
O presidente Lula chegou à Esplanada em carro aberto, o Rolls-Royce presidencial tradicionalmente usado nesta cerimônia, após passar em revista as tropas próximo ao Palácio do Planalto.
O presidente foi recebido pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e pelos comandantes das três Forças Armadas.
Na tribuna de honra estiveram entre outras autoridades, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os ministros da Corte Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zannin e Edson Fachin.
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) não estava presente.
Também foram percebidas as ausências dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a primeira-dama, Janja da Silva.
A primeira-dama foi convidada pela xeica do Catar, Mozha bin Nasser al-Missned, para participar da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, em Doha.
O Misto Brasil errou ao colocar o governador ibaneis Rocha (MDB) como ausente. Ele estava no palanque com a primeira-dama do DF, Mayara Noronha.