De acordo com a polícia, a investigação começou em 2023 e revelou uma organização criminosa voltada à sonegação de ICMS
Por Misto Brasil – DF
A Polícia Civil do Distrito Federal e auditores fiscais cumpriram hoje (05) 21 mandados de busca e apreensão visando coibir os crimes de organização criminosa, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
As medidas judiciais estão sendo cumpridas em Sobradinho, Planaltina e Anápolis, em Goiás. O grupo teria provocado prejuízos tributários de R$ 74 milhões.
De acordo com a polícia, a investigação começou em 2023 e revelou uma organização criminosa voltada à sonegação de ICMS, atuante no ramo de comércio de móveis e eletrodomésticos, no Distrito Federal e em Goiás, desde o ano de 1997.
Os investigados constituíam empresas em Sobradinho, Planaltina, Paranoá e São Sebastião e sonegavam a totalidade do ICMS devido em
decorrência da venda de móveis e eletrodomésticos.
Quando as dívidas dos impostos se acumulavam, os investigados criavam novas empresas, no mesmo endereço e ramo de comércio, reiniciando a sonegação com outro CNPJ e abandonando a empresa anterior com as dívidas.
Apurou-se ainda que foram criadas “holdings” para blindagem do patrimônio adquirido por meio da sonegação, em nome das quais foram registrados diversos imóveis.