O documento destaca a necessidade de intensificar as atividades de educação em saúde para combater a dengue
Por Misto Brasil – DF
A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) recomendou que a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Economia adotem uma série de medidas de combate à dengue e outras arboviroses.
O documento destaca a necessidade de intensificar, de forma permanente, as atividades de educação em saúde, comunicação e mobilização social, com ações educativas em escolas, órgãos públicos e locais de grande circulação de pessoas.
Entre essas recomendações estão a nomeação de agentes de vigilância e ações de prevenção e controle no Distrito Federal. A recomendação foi publicada nesta segunda-feira, 2 de setembro.
E definir estratégias contínuas para redução da proliferação do mosquito aedes aegypti; intensificar as ações sanitárias de prevenção, especialmente no atual período não epidêmico, incluindo a nomeação de agentes de vigilância ambiental em saúde (Avas) e agentes comunitários de saúde (ACS); e garantir os estoques estratégicos de todos os insumos necessários, como inseticidas e kits de diagnósticos.
As providências levaram em consideração o aumento expressivo do número absoluto de casos prováveis de dengue no DF, neste ano, e a prevenção como principal medida de controle da proliferação do mosquito aedes aegypti.