Quando comparado com o mesmo mês de 2023, o índice apresenta uma retração na confiança de -6,4%, segundo pesquisa divulgada hoje
Por Misto Brasil – DF
O Índice de Confiança do Empresário do Distrito Federal (ICEC-DF) se manteve estável em agosto. Atingiu 108,3 pontos, mantendo o melhor resultado desde outubro de 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que divulgou hoje (04) a pesquisa.
Veja toda a pesquisa, incluindo os dados do Brasil
Quando comparado com o mesmo mês de 2023, o índice apresenta uma retração na confiança de -6,4%. Naquele mês, atingiu-se 115,7 pontos, que o a máxima dos últimos 12 meses.
Foram determinantes na formação do ICEC-DF e impactaram positivamente o índice geral os seguintes subindicadores expectativa do empresário do comércio (140,6 pontos) e o índice de investimento do empresário do comércio
Na análise da Federação do Comércio do Distrito federal, os 103,3 pontos nesta métrica mostram o interesse em contratar novos funcionários.
Impactou negativamente o índice geral o subíndice “condições atuais do empresário do comércio” que marcou 80,8 pontos – 19,2 pontos abaixo do índice de satisfação (100).
O empresário do DF está cauteloso face as incertezas macroeconômicas, equilíbrio fiscal, taxa de juros, inflação e crédito.
Os números do Brasil
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) marcou 108,7 pontos em agosto, a quarta queda consecutiva (-1,5%) e a mais intensa do período, descontados os efeitos sazonais.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o resultado seguiu a mesma tendência (-1,8%), continuando o ciclo negativo iniciado em janeiro de 2023, também intensificando em relação à taxa de julho.
O maior destaque mensal para os comerciantes foi a confiança em relação às condições atuais da economia, com recuo de 5,0%, em relação ao mês anterior.