A RSF considerou “lamentável o bloqueio do X, especialmente porque a plataforma é utilizada pela comunidade jornalística
Por Misto Brasil – DF
A Repórteres sem Fronteiras (RSF) lamentou, em comunicado a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear o acesso à rede social X (antigo Twitter) no Brasil, mas a considerou “justificada”.
“Este é o desfecho inevitável de um conflito que vem se arrastando há meses”, avaliou. A entidadeé organização de defesa da liberdade de imprensa.
Leia – Turma do STF mantém decisão de suspender a rede social
Leia – Misto Brasil também entrou para a rede social BlueSky
A RSF considerou “lamentável o bloqueio do X, especialmente porque a plataforma é amplamente utilizada pela comunidade jornalística, mas acredita que essa decisão é justificada em vista da constante recusa da plataforma em responder aos repetidos pedidos das autoridades para cumprir a lei”.
A suspensão da rede social foi determinada no dia 30 de agosto pelo juiz Alexandre de Moraes, do STF, depois que o empresário Elon Musk – proprietário do X – descumpriu a ordem de nomear, no prazo de 24 horas, um representante legal da plataforma no Brasil.
“O papel que as plataformas arrogam a si mesmas na estruturação do espaço informacional não lhes dá o direito de se comportar de forma irresponsável. Não é possível se submeter quando elas tentam se sobrepor às leis de sociedades democráticas”, disse Thibaut Bruttin, diretor-geral da RSF.
“A manifesta falta de vontade do X de impedir a propagação de conteúdo falso e enganoso e sua cooperação insuficiente com as instituições nacionais ameaçam a integridade da informação e a estabilidade das democracias. Elas [as plataformas] devem prestar contas às autoridades se não cumprirem suas obrigações”.