Além do morango preparado de várias maneiras, também acontecem a Feira de Floricultura e Jardinagem e a 34ª Exposição Agrícola
Por Misto Brasil – DF
A primeira etapa da 28ª edição da Festa do Morango de Brasília começa na próxima sexta-feira (06) e segue até domingo(08).
A segunda parte será no final de semana daqui a duas semanas (13a 15), na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, em Brazlândia.
Além de uma gastronomia variada no preparo com a fruta em 42 estandes, será realizado também a Feira de Floricultura e Jardinagem (Florabraz). As pessoas também podem participar da programação do Colha & Pague do Morango.
Nos dias 13 e 14 de setembro, o público poderá visitar a 34ª Exposição Agrícola, com produtos de origem exclusiva da região de Brazlândia e Ceilândia.
Serão cerca de 500 amostras de produtos, incluindo hortaliças, frutas, grãos e flores, entre outros.
Em 2023, a produção de morango no Distrito Federal chegou a 6.589 toneladas, produzidas por 559 produtores rurais em uma área de cultivo de 185,52 hectares.
Brazlândia, que também abrange a região de Alexandre de Gusmão, lidera o ranking com 6.310,5 toneladas, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).
O valor bruto da produção (VBP) de morango no DF é superior a R$ 157 milhões.
“É a oportunidade de comprar morangos frescos diretamente do produtor, além de doces e outros derivados. Estima-se que a Morangolândia receba a visita de 95% do público da feira, que gira em torno de 10 mil pessoas durante a semana e de 20 a 30 mil nos finais de semana”, observou o gerente da Emater em Brazlândia, Claudinei Vieira.