O presidente Volodimir Zelenski disse que seu país foi alvo de “um dos maiores ataques russos” desde o início da guerra
Por Misto Brasil – DF
A Rússia lançou nesta segunda-feira (26) um ataque com mais de 200 mísseis e drones a instalações de energia em diferentes regiões da Ucrânia, deixando ao menos sete mortos.
O maior ataque russo em semanas gerou uma série de apagões pelo país. Cortes no abastecimento de energia e água foram registrados em diversas áreas, incluindo em partes da capital, Kiev.
O presidente Volodimir Zelenski disse que seu país foi alvo de “um dos maiores ataques russos” desde o início da guerra, em fevereiro de 2022. Ele relatou ainda “grandes danos ao setor energético“.
Zelenski pediu que os aliados europeus ajudem suas forças a abaterem drones e mísseis dentro do território ucraniano, informou a DW.
“Se essa unidade vem funcionando tão bem no Oriente Médio, deverá funcionar também na Europa. A vida possui o mesmo valor em qualquer parte”, afirmou o líder ucraniano, aparentemente se referindo à ajuda dos Estados Unidos à defesa antiaérea de Israel.
Autoridades ucranianas avaliam que os ataques desta segunda-feira seriam parte dos esforços russos para danificar a rede elétrica do país antes da chegada do inverno, quando aumenta a necessidade do uso de energia elétrica para o aquecimento das residências.
A Força Aérea ucraniana relatou ter abatido 102 de 127 mísseis lançados contra seu território, assim como 99 de 109 drones. O comandante da Força Aérea, Mykola Oleshchuk, descreveu os ataques russos por mar, terra e água como “os mais massivos” nesses dois anos e meio de guerra.