Órgãos dos governos do Distrito Federal analisam a situação e governador faz reunião para analisar o fato atípico da fumaça
Por Misto Brasil – DF
As aulas nos centros esportivos e paralímpicos foram suspensas nesta segunda-feir (26) pela Secretaria de Esporte e Lazer. A decisão ocorre pelo fenômeno atípico da fumaça de incêndios florestais que cobrem todo o Distrito Federal desde o domingo (25).
Leia – Aulas estão mantidas nas escolas públicas do Distrito Federal
Leia – Fumaça continua nesta segunda-feira sobre o Distrito Federal
Além da fumaça, outro fator que determinou a susoensão é a baixa umidade relativa do ar e da alta temperatura. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a umidade possa chegar a 13% e a temperatura em torno de 30 graus.
Nesta manhã, há uma reunião dos órgãos de combate a incêndio na Academia do Corpo de Bombeiros. A situação está sendo nalisada para novas decisões que podem ocorrer nesta semana.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) também reuniu a sua equipe no Palácio do Buriti para avaliar a situação. Entre as questões, está a manutenção ou não das aulas na rede pública.
Cuidados que as pessoas podem tomar
- Aumentar a ingestão de água e de líquidos, para manter as membranas respiratórias úmidas e, dessa forma, ficarem mais protegidas.
- Reduzir, ao máximo, o tempo de exposição à fumaça, permanecendo em casa, se possível com ar condicionado ou purificadores de ar.
- Manter portas e janelas fechadas para reduzir a entrada da poluição externa, durante os horários com elevadas concentrações de partículas
- Evitar atividades físicas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar e entre às 12h e às 16h, quando as concentrações de ozônio são mais intensas.
- Uso de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas para diminuir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas às áreas de focos de queimadas.